Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann

A Campanha Escolha a Calma é uma iniciativa que conscientiza e educa, à medida em que promove ações efetivas e transformadoras da sociedade, na busca do equilíbrio das ações e emoções humanas, incentivando a solidariedade, tolerância e respeito. A capacidade de acolher e respeitar a diversidade, de ouvir o outro para compreendê-lo, de rejeitar a violência, deve ser símbolo de uma comunidade que prima pela paz, de uma sociedade que tem padrões de convivência mais harmoniosa.

Conter a violência é um processo que começa pela auto-observação, pelo reconhecimento daquilo que cultivamos no nosso interior, que são os agentes causadores da violência. Muitas vezes nossas decisões e atitudes imediatas refletem o momento que, por um gesto ou reação de fraqueza interior, nos retiram a razão. Somos desafiados a fazer escolhas diárias e são nessas ocasiões que devemos encontrar o estado de calma, que nos remetam a condutas mais nobres, de cultivo ao amor, à compreensão e ao respeito para com o outro.

Devemos assumir a responsabilidade por cada palavra, pela liberdade de manifestação, sempre conscientes de que nossas ações geram reflexos para todos, positivos ou negativos. O caminho da paz exige o reconhecimento do autocontrole das emoções e pensamentos. É isso que nos levará à harmonia e serenidade em nossas vidas.

Gleisi Hoffmann
Advogada e Senadora.