Leilane Neubarth

Leilane Neubarth

Amo as palavras. Lido com elas há mais de trinta anos, são parte essencial da minha profissão. Algumas eu gostaria de não ter que usar: “violência”, “fome”,“tristeza”…”desespero”. Por outras eu tenho um carinho muito especial: “criança”, “flor”, “inocência”… e tantas outras.

E existe um pequeno grupo de palavras que chamo de sagradas, raras, preciosas. São poucas, mas inspiradoras e fundamentais.

A “CALMA” está exatamente nesse baú de preciosidades. Palavra que cultivo, acaricio e cuido, como se fossem flores delicadas. CALMA é a semente que devemos plantar diariamente para que possamos viver melhor. É uma palavra muito generosa, empresta seu significado a tudo nessa vida. Se usarmos a CALMA como companhia constante, nossos dias ficam mais fáceis e até mais saudáveis. Acordar com CALMA, comer com CALMA, respirar com CALMA…

A questão é que, quando mais precisamos da CALMA, é justamente quando ela parece estar mais longe de nós. CALMA é uma palavra generosa, porém assustada (foge rápido). Por isso mesmo é necessário fazer dela uma amiga de todas as horas. É preciso lembrar de tê-la ao nosso lado o maior tempo possível. Assim ela se afeiçoa a nós, impregna nosso espírito e não nos abandona nem naqueles momentos mais terríveis em que tudo parece desmoronar. Experimente!

Faça da CALMA a sua grande amiga!

 

Leilane Neubarth
Jornalista