Marlova J. Noleto

Marlova J. Noleto

Cuide-se e escolha a calma

No final de 2010 fui presenteada pela minha querida amiga Luciana Ferraz, Coordenadora da Brahma Kumaris no Brasil, com um conjunto de cartas que estimulam o cuidado consigo mesmo e divulgam valores essenciais como o amor, o perdão, o respeito, a tolerância, a humildade, a flexibilidade, a confiança e a paciência. Desde então, as cartas têm um local privilegiado em minha mesa de trabalho e costumo recorrer a elas, escolhendo uma, aleatoriamente, em momentos de aflição, angústia ou muito stress.

Nesta época em que vivemos, em que tudo é liquido, efêmero, rápido e fugaz, vale lembrar os valores permanentes, aqueles que são essenciais para a nossa vida e também da necessidade de termos tempo para nós mesmos, tempo para nossa família, tempo para nossos amigos, tempo para ser solidários. Ter tempo talvez seja o maior luxo da atualidade!

E escolher a calma é, sem dúvida, uma sábia maneira de ter tempo para ser feliz, ter tempo para ser generoso, solidário e amoroso, não apenas consigo mesmo, mas com todos.
Escolher a calma é, então, meu motor para 2013!

 

Marlova Jovchelovitch Noleto
Coordenadora Geral da Área Programática da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil. Coordena a Área de Ciências Humanas e Sociais e o Programa Cultura de Paz da UNESCO no Brasil. Marlova é mestre em Serviço Social pela PUC/RS e foi bolsista das Fundações Kellogs e Eisenhower, nos Estados Unidos, além de ter aprofundado seus estudos sobre o estado de bem-estar social na Suécia.