Vânia Bueno

Vânia Bueno

Quem de nós não vivenciou recentemente alguma cena marcada pelo estresse, pela imposição de poder, indiferença ou ausência de respeito? Podemos ter sido vítimas, espectadores ou protagonistas. Em qualquer posição, o resultado é a perda da estabilidade, o predomínio das emoções grosseiras e o impulso para ações mais agressivas, seja pela linguagem, voz ou movimento. A energia gerada nessas dinâmicas é imensa, mas sempre com alto de risco de perdas ou de não benefícios para si e para o outro. Isso não parece um grande desperdício?

A campanha Escolha a Calma é um convite a empregarmos melhor essa energia, pela prática da vontade, decisão e ação. Escolha a Calma é uma proposta de atitude: entender o contexto, observar-se e optar pela intervenção mais cuidadosa e conciliadora possível. Exorta ainda que calma não é sinônimo de passividade, como muitos acreditam. Calma é uma escolha. Uma competência que pode ser desenvolvida.

Sabemos como é bom receber um sorriso espontâneo, um bom-dia sincero, um tratamento digno. É disso que se trata. Optarmos pela gentileza, a tolerância, o perdão, com a consciência de que isto é condição para o entendimento e a colaboração. Nos sentimos mais seguros e felizes, quando somos responsáveis e generosos. Tudo isso é calma. Tudo isso é paz. E é possível.

Esta iniciativa só faz aumentar minha admiração e respeito pela Brahma Kumaris. Sou amiga da BK desde 2000 e reconheço este, como maxalt max 10 mg apenas mais um de seus muitos e preciosos serviços pela humanidade. É a BK colocando seus valores em prática. Mais uma vez. Desejo que esta ação toque, carinhosamente, o coração e a mente de muitas pessoas, para elas e todos nós, possamos viver melhor.

Vânia Bueno

Vânia Bueno é jornalista com pós-graduação em comunicação empresarial e mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Case Western Reserve (Cleveland/EUA). Consultora com formação na Limberg University and Katholeike University of Leuven/Bélgica e Ashridge Management College – Berkhamsted/Inglaterra. Possui certificação em Investigação Apreciativa e Inteligência Emocional pela Weatherhead School of Management – Cleveland/EUA. É também certificada em Pensamento Sistêmico pela Holon/Brasil e Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena. Participou de diversos cursos de formação voltadas ao desenvolvimento humano em entidades como Brahma Kumaris/Índia e Findhorn Foundation/Escócia. Foi membro da comitiva brasileira na COP 15, COP 16 e COP 17. É voluntária na Comissão de Estudos em Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. É sócia-fundadora da Anima Comunicação e Desenvolvimento, empresa que durante 20 anos atuou no mercado de comunicação desenvolvendo projetos de planejamento estratégico, comunicação interna, marcas, conteúdos, relações com a mídia e eventos para empresas de diversos setores. Nos últimos sete anos dedica-se ao estudo e prática de metodologias de Desenvolvimento Organizacional, com abordagem sistêmica e apreciativa e foco na sustentabilidade.